domingo, 6 de novembro de 2016

5 RAPPERS NACIONAIS QUE TAMBÉM SÃO ATIVISTAS



Ajudar ao próximo é sempre uma das melhores coisas que podemos fazer, militar por causas que necessariamente não são suas é de grande admiração, listaremos aqui 5 rappers que fazem isso da melhor forma possível, não em ordem de importância pois nossa lista busca valorizar essas atitudes. Segue:


MV BILL 



O Mensageiro da Verdade Bill é um dos mais notórios desta lista, e provavelmente de qualquer lista dos músicos mais militantes fora do Rap também, Premiado em 2004 pela UNICEF como destaque, também foi eleito entre as 10 pessoas mais militantes do mundo pela UNESCO, não por acaso, o rapper da Cidade de Deus é conhecido pelo engajamento em causas sociais voltadas à juventude das periferias, é um dos fundadores do projeto CUFA ( central única das favelas) que envolve a inclusão de jovens em atividades como Hip-Hop, esporte, arte e política. Antes um pequeno projeto, hoje a CUFA ajuda jovens de todas as regiões do Brasil. Em 2006, lançou o documentário (e livro) Falcão, Meninos do Tráfico onde relatou a vida de meninos recrutados pelo tráfico, o vídeo teve repercussão nacional, Bill foi pessoalmente filmar as cenas, chegando até a ser detido em uma das filmagens.


EDUARDO TADDEO


Talvez o primeiro nome que vem na mente de muitos manos e minas, Não poderia ficar de fora se o requisito é ativismo, Eduardo prefere “ir a campo” para pôr em prática o que brada em suas músicas e em seus dois livros, desenvolve há alguns anos a atividade de palestrante sendo a engrenagem de mudança em muitas pessoas, constantemente visita presídios e centros de reintegração como a Fundação Casa, levando sua mensagem a menores infratores, creditando nestes a confiança de mudar, também leva suas palestras para escolas em diversas periferias do Brasil, a preço de entrada popular como  alimentos não-perecíveis e entradas francas, suas palestras são cheias de informação e discurso de mudança de quem um dia conseguiu mudar através da informação, apoiador de várias causas sociais, recentemente levantou a bandeira do movimento Mães de Maio.


RENAN INQUÉRITO


Rapper e professor universitário Mestre em Geografia, Renan é um dos mais didáticos da lista, também é escritor e se utiliza da literatura e poesia além do rap para levar incentivo para muitas pessoas. Em 2015, percorreu mais de 40 escolas com a Parada Poética, shows e debates, além de visitar com frequência, unidades da Fundação CASA. Constantemente ouviremos falar do Renan levando seus projetos em presídios, universidades, escolas, bibliotecas dentre outros.


GOG



Genivaldo Oliveira Gonçalves, o poeta do Rap nacional é um dos pioneiros do Rap no Distrito Federal, também é escritor, em 2010 lançou seu livro intitulado A Rima Denuncia. Inserido na literatura marginal está sempre presente nos movimentos culturais levando informação com propriedade a quem quer que seja, como militante se faz presente também nos movimentos sociais como o MST e MTST e se a causa for em prol do coletivo pode contar com a presença do poeta.

GABRIEL O PENSADOR


Pouco reconhecido pelo movimento mais “conservador” do Rap nacional por ser considerado “pop”. Gabriel é dono de rimas de conteúdo reconhecidas até internacionalmente, lançou livros infantis além de um autobiográfico. É rapper, escritor e ativista social; criou uma ONG chamada “pensando Junto” quando ajudava meninos moradores da Rocinha. No esporte criou o “pensador futebol” que investe em jovens de comunidades carentes e é embaixador de outros projetos ligados ao esporte, sempre que tem oportunidade Gabriel aparece para fazer a diferença entre os artistas do meio.


TEXTO POR: ÍTALO ALMIR
Compartilhar:
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Um comentário:

  1. A atitude de mudança no modo representativo funcional como meta de centralização se atribui numa plataforma de conscientização ao que o recebe á prescrição de uma realidade e de uma mudança que o povo alvo do sistema tem que ter que ter como motivação e uma verdade que o playboy odeia.

    ResponderExcluir